sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Invisibilidade

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/01/policia-nao-descarta-homofobia-em-morte-de-jovem-em-curitiba-no-pr.html

318 gays foram mortos em 2015 em todo o Brasil. O link acima é mais um suposto caso de 2016.

O relatório anual sobre o assassinato de homossexuais no ano passado foi divulgado ontem pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) - mais antiga entidade do gênero do Brasil.

Desse total de vítimas, o GGB diz que 52% são gays, 37% travestis, 16% lésbicas, 10% bissexuais.

A informação chegou até mim por e-mail, através da Parada do Orgulho LGBT de SP. Numa simples busca no Google, é possível ver que todos os levantamentos são feitos pela GGB. Nenhum órgão federal - nem mesmo a Secretaria de Direitos Humanos - se interessou em fazer este levantamento por conta própria ou legitimar aquele feito pelo GGB. No site da secretaria não há nenhuma menção a estes dados.

Embora reúna estes dados há anos, o GGB, por ser registrado como uma sociedade civil sem fins lucrativos, não é considerado uma fonte oficial.

Sem que um órgão público legitime este número, ele é inexistente, ou - em português claro - não vira notícia.

E este ponto não é questão de bandeira. Cada um tem a sua, e se não tiver nenhuma, que ao menos não compactue com este tipo de violência. Estamos falando de crimes de ódio.

"Entre os casos coletados está o do bacharel Helmiton Figueiredo, 30 anos, de Cabo de Santo Agostinho, PE, morto com 60 facadas; Bruno C. Xavier, esquartejado e cimentado em seu apartamento em Diadema, SP e Pablo Garcez, pedreiro de 35 anos, de Manaus, teve seu tronco e braços decepados", diz a nota.

E aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário